Vivemos um período de inúmeros avanços tecnológicos e comunicação instantânea. A tecnologia cada vez mais evoluída em conjunto com a internet, faz com que tenhamos um mundo globalizado onde pessoas compram e vendam produtos com frequência, aumentando a demanda por serviços logísticos.
Todas essas atitudes aumentaram a concorrência entre mercados, tornando a Tecnologia da Informação (TI) fundamental para o êxito do setor de logística, sendo que ela disponibiliza ferramentas para a obtenção e acesso às informações que possibilitam a tomada de decisão. Desta maneira os gestores e operadores conseguem obter os melhores resultados nos processos.
Por meio do processamento, coleta e armazenamento dos dados, o setor de TI consegue transmitir as informações com suporte de hardware e softwares que são utilizados por toda a cadeia logística para agrupar e analisar informações. Os sistemas de Tecnologia da Informação são essenciais para as companhias, pois permitem que as instituições reúnam dados importantes que podem ser segmentados de acordo com as atividades logísticas envolvidas.
Desta maneira as companhias conseguem promover uma vantagem competitiva no negócio, reduzindo custos logísticos, aperfeiçoando serviços, melhorando a oferta de informação para o cliente e facilitando a tomada de decisão.
Um sistema bastante utilizado por empresas de logística é o Warehouse Management System (WMS), que é um software utilizado em armazéns com o objetivo de controlar o recebimento, armazenamento, separação e expedição de mercadorias. Assim são definidas as localizações das mercadorias dentro dos depósitos possibilitando a automação de suas operações através de tecnologias como código de barras, rádio frequência e separação automática de pedidos.
Outra tecnologia operacional é a Manufacturing Resource Planning (MRP), que é a união de competências pessoais, dedicação à exatidão da base de dados e recursos computacionais. Este é um conceito de gerenciamento total de uma empresa para utilizar os recursos humanos mais produtivamente.
Com a utilização da Tecnologia da Informação podemos contar com ferramentas poderosas de auxílio para o trabalho logístico, pois elas fornecem total apoio para que seus processos funcionem e sejam otimizados.
Para que o negócio flua da maneira correta é preciso que o administrador saiba o que está acontecendo na empresa, a hora correta de agir e quais meios irá utilizar sistemas que otimizem os processos logísticos da organização.