Frequentemente, as organizações precisam realizar análises de dados de suas operações e, com os resultados obtidos, fazer a modificação em massa de parâmetros estratégicos (dados mestre) para a operação do depósito.
O desafio neste tipo de atividade é que, quando realizada manualmente, exige muito esforço dos colaboradores. E normalmente, por falta de recursos, os gestores decidem continuar o processo e arcar com o “custo” de não atualizar os parâmetros.
O SAP EWM a cada nova atualização disponibiliza novas funcionalidades, com o objetivo de proporcionar recursos para otimizar este tipo de tarefa. É com essa premissa que iremos iniciar uma série de artigos apresentando funcionalidades disponíveis no sistema SAP EWM para otimização de tarefas e operações.
Para mais clareza ao leitor, estes artigos serão divididos em três seções:
“Em nossa organização existem três temporadas de sazonalidade e, em cada temporada, modificamos o volume de produção de produtos específicos. Devido a estas modificações de demanda por temporada, o produto sofre redução ou aumento no volume quantitativo e de movimentações no depósito. Com base nessas variações, precisamos atualizar frequentemente alguns parâmetros do dado mestre que influenciam nas operações, como por exemplo, o indicador de contagem cíclica.”
O SAP EWM disponibiliza a transação /SCWM/ABC – Análise ABC que pode ser utilizada para atualizar parâmetros estratégicos do mestre de produtos, com base nos dados históricos do sistema. A transação é executada em duas etapas, sendo, a primeira a seleção dos dados e definições para análise, e a segunda, a execução das atualizações.
Os dados analisados para propor as alterações são:
ou
Os parâmetros que são possíveis de atualizar com esta transação são:
A tela dessa transação disponibiliza muitos campos para serem utilizados como critérios de seleção. Além disso, também encontramos na tela de seleção os campos para classificar os dados e realizar a modificação dos parâmetros do mestre de produtos. Para facilitar a compreensão, vamos dividir os blocos da tela de seleção e explicar separadamente sua finalidade.
Este bloco contém as informações com os campos necessários para a seleção de dados. Os, os demais blocos, na prática, têm a função de filtrar os dados selecionados de acordo com os critérios disponíveis. Neste bloco, definimos os seguintes parâmetros:
Este bloco, como mencionado anteriormente, fornece parâmetros com os quais é permitido filtrar a seleção de dados. Entre eles, um bastante importante é a data de confirmação, porém todos os demais têm relevância nesta análise.
Neste bloco, definimos qual será o dado base para nossa análise, podendo escolher entre Tarefas de depósito ou Quantidade movida, e a quantidade de classificações que queremos criar. Normalmente são utilizadas três classificações (fazendo analogia ao conceito de Curva ABC), mas nada impede que se criem mais níveis.
O espaço demarcado pela linha vermelha, é onde definimos o intervalo em
percentual ou
quantidade absoluta para cada categoria. Dessa forma, o sistema consegue agrupar os produtos de acordo com o que esperamos.
E no espaço demarcado pela linha vermelha da imagem abaixo, definimos os parâmetros a serem atualizados para cada um dos possíveis campos em cada categoria.
Este é um programa que pode ser escalonado em segundo plano, para realizar as análises e atualização em um determinado período de tempo, proporcionando ainda mais otimização nas realizações desta tarefa.
No cenário abaixo, o objetivo é alterar o Código de Controle de Entrada no Depósito (CCED) de acordo com o volume de movimentações dos materiais. Para isso serão consideradas as seguintes regras:
Ao executar a aplicação, o sistema retorna com a proposta de modificação baseada nos parâmetros informados na tela de seleção:
Para confirmar a modificação, utilizamos o botão
Gravar atualizs.selecionadas, e o sistema fará a atualização em massa de todos os produtos.
No monitor de depósito, podemos ver um relatório com dados mestres do produto e confirmar que as atualizações foram realizadas.
O SAP EWM além de substituir seu antecessor (SAP ERP WM) tem como objetivo suportar as organizações em sua trajetória de transformação da logística 4.0 e com isso a própria ferramenta vem evoluindo para atender as necessidades dos clientes, com maior capacidade de digitalização das operações, novas funcionalidades que reduzem as atividades repetitivas e que tem alta capacidade de análise, integração com demais áreas/softwares do landscape entre outras possibilidades. Iremos tentar apresentar nesta série de blogs as funcionalidades do sistema que exigem nenhuma ou pouca customização e que entreguem resultados quase que instantaneamente a organização, espero que tenham gostado do conteúdo e até logo.
Caso queira mais informações,
entre em contato com a LIT Solutions para que possamos apresentar todos os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar a sua organização.