Dúvidas sobre logística inbound e outbound são comuns em tópicos sobre gestão de mercadorias, acompanhando os inúmeros questionamentos na área de logística. Por isso, resolvemos apontar neste artigo as características de cada modalidade.
Conforme a denominação, a logística inbound se dedica aos processos internos, enquanto a logística outbound mantém o foco em atividades externas e de distribuição para o mercado.
Acompanhe a leitura e entenda melhor cada processo logístico!
Na prática, a logística inbound está relacionada ao fluxo de materiais, dados e informações dos fornecedores de matéria-prima, até o recebimento das mercadorias pela fábrica. Suas aplicações vão de recebimento e descarga de produtos, planejamento de reposições até o retorno de embalagens.
A logística outbound se faz presente quando a mercadoria está pronta para distribuição ao mercado e ao consumidor. Essa prática engloba o monitoramento e planejamento de transportes e rotas e acordos com transportadoras, associando robustez e segurança a quem quer que oferte esse modelo.
Apesar de suas diferenças, a logística inbound e a outbound são complementares. Cada um desses modelos tem suas especificidades, e conhecer os cenários assegura uma logística eficiente, simplificada e que se mostra como um diferencial competitivo no mercado.
Afinal, ambos tornam o setor mais estruturado e organizado, facilitando visualizar a relação entre cada etapa do processo logístico, além do ganho em eficiência na comunicação com fornecedores, transportadoras e clientes.
As duas práticas combinadas reduzem custos e ampliam a eficiência do transporte, o que favorece os lucros e contribui na manutenção de um bom relacionamento com o cliente.
Outra vantagem da integração é a melhora da administração do giro de estoque, uma vez que concentra grande parte dos recursos em técnicas e estratégias de gestão inteligentes, para que não falte ou sobre produtos. Isso aumenta a produtividade coletiva e reduz desperdícios e erros, pois todos os setores conseguem desempenhar suas funções com mais agilidade e segurança.
O resultado dessa aplicação é uma gestão mais eficiente, com o olhar sobre toda a cadeia produtiva e a garantia de uma boa experiência de compra para o consumidor final.
Nesse sentido,
aplicar a logística de forma integrada possibilita bons resultados e aprimora o transporte de mercadorias, trazendo ao consumidor uma relação de confiança ao optar pelo seu modelo de negócios e sua empresa.