Entenda como o conceito de ‘logística verde’ impacta os processos de ponta a ponta.
Considerando os fatores climáticos que nosso planeta vem sofrendo nos últimos anos ‒ poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, a caça e a pesca predatórias, o desperdício de alimentos e de recursos naturais e o aquecimento global ‒ o setor logístico vem adequando aos seus inúmeros métodos e regras a variável de sustentabilidade, dando origem ao que é conhecido como Logística Verde (também chamado de eco logística, logística ambiental ou logística sustentável).
Para caracterizar a logística verde, é necessário levar em consideração que muitos dos métodos que já vinham sendo aplicados anteriormente também foram "peneirados'' nessa análise, pois apesar de não terem o mesmo objetivo primário, caminham juntos quando se olha pelo ponto de vista da sustentabilidade.
Ao se levar em consideração, por exemplo, o estudo de tempo de Frederick Winslow Taylor com o trabalho de Estudo de Movimento de Frank e Lillian Gilbreth, temos a ideia primária de reduzir desperdícios, mas ela recebe um selo verde de menos desperdício de energia e menor impacto ambiental.
A técnica de MUDA MURA MURI, como outro exemplo, busca estabelecer parâmetros que não imponham uma sobrecarga em uma operação ou no uso desnecessário de energia, assim encontrando um fluxo de operação eficiente e com a gestão em dia.
Até mesmo no uso de KPIs (indicadores chave de desempenho), quando as métricas e índices que têm à disposição são objetivos SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound ‒ aqueles que são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e delimitados em um recorte de tempo), e dentre esses objetivos são levados em consideração os danos ao meio ambiente, pois recebem o mesmo selo verde.
Uma vez que nos perguntamos isso, também nos questionamos onde se torna visível a aplicação da logística verde ao longo de todo supply chain. Em demonstração, temos:
Apesar de ser apresentado o fator sustentável, é inviável para qualquer empresa a aplicação desses métodos se eles forem diretamente contra os lucros monetários. Mas o que muitos não sabem, por falta da difusão desse pensamento, é que quando uma boa logística vem alinhada à logística verde, a redução de custos e os lucros da empresa têm um ganho significativo.
O trato da produção de matéria prima, de forma a conseguir produzir de maneira mais eficiente e menos destrutiva, pode assegurar a uma plantação, por exemplo, um solo nutrido para produzir novamente na próxima temporada.
Nesse sentido, o reflexo de se comprometer com a causa global é o legado que é deixado pela empresa ao longo de sua história. Assumir a postura de pouco impacto ao meio ambiente agrega mais capacidade de movimentar a economia do mundo, uma vez que sem mundo não há economia.
Além disso, com a difusão das redes sociais e os inúmeros meios de comunicação, os consumidores estão muito mais preocupados sobre como uma empresa se posiciona como marca, seus valores e o que as mesmas representam.
Ofertar produtos e serviços de boa qualidade ao consumidor sempre foi o foco, mas na era da informação, a adoção de práticas não ortodoxas tem como consequência a perda de credibilidade e diminuição da procura pelo consumidor, sendo a sustentabilidade um marketing positivo para as empresas.
Por isso, é fundamental ter um
plano estruturado e, como a sustentabilidade ainda não é quantificável e não existem métricas definidas para como aplicar logística verde, essa postura honesta e transparente é o que garantirá credibilidade no mercado.
Todos os aspectos da logística verde estão relacionados à maneira como os recursos são utilizados. A visão dessa “pegada verde” gera cada vez mais aproveitamento completo de toda a sua matéria-prima. Todo custo de investimento nessas políticas traz consigo o retorno da credibilidade, apoio à preservação do meio e uma economia sustentável.
Analisando seus aspectos, a maior diferença entre a logística tradicional e a logística verde, é que na segunda há preocupação ambiental, que busca encontrar o equilíbrio entre o econômico e o ecológico.
Encontrar o equilíbrio em lucros e sustentabilidade, fazer bem para o meio ambiente enquanto você aumenta a sua competitividade e reduz seus custos de produção pode ser a peça-chave e o principal diferencial para os próximos tempos, já que cada vez mais consumidores optam por empresas ambientalmente engajadas, e pelo próprio ponto de vista da preservação, para construirmos um modelo de produção sustentável e que possa continuar.