O que é um WMS (sistema de gerenciamento de armazém)?

Team SAP • March 28, 2023

Um WMS, ou sistema de gerenciamento de armazém, é um software que ajuda as empresas a gerenciar e controlar as operações diárias do armazém, desde o momento em que mercadorias e materiais entram em um centro de distribuição ou atendimento até o momento em que saem. Os sistemas de software WMS são um componente chave do gerenciamento da cadeia de suprimentos e oferecem visibilidade em tempo real de todo o estoque de uma empresa, em armazéns e em trânsito. Além do gerenciamento de estoque, um WMS oferece ferramentas para processos de separação e embalagem, utilização de recursos, análises e muito mais.


Significado de WMS: um sistema de gerenciamento de armazém é um software que ajuda as empresas a gerenciar e controlar as operações diárias do armazém, desde o momento em que as mercadorias e materiais entram em um centro de distribuição ou atendimento até o momento em que saem.


Agora, mais do que nunca, atacadistas, provedores terceirizados de logística (3PL) e expedidores estão sob pressão para atender e entregar pedidos omnichannel na velocidade da Amazon. As vendas de comércio eletrônico também aumentaram. Só em 2019, Statistarelata que as vendas no varejo online dos EUA totalizaram US$ 343,15 bilhões – e estão projetadas para atingir quase US$ 476,5 bilhões até 2024. Enquanto as vendas online e as expectativas de remessa rápida estão crescendo, a mão de obra está diminuindo. E até a pandemia do COVID-19 ocorrer em meados de março de 2020, uma baixa taxa de desemprego nacional dificultava a localização de trabalhadores em armazéns. Embora o número de trabalhadores disponíveis seja temporariamente maior, a mão-de-obra pós-COVID-19 provavelmente será escassa novamente. Todas essas forças criam a necessidade de processos logísticos e de gerenciamento de armazéns mais rápidos e eficientes.

 

Um bom sistema WMS pode ajudar simplificando todas as facetas do gerenciamento de armazém – desde o recebimento, armazenamento e processos de coleta, embalagem e remessa até o rastreamento e reabastecimento de estoque. E organiza todas essas atividades a partir de uma única interface. Os sistemas de gerenciamento de depósito também se integram a outras ferramentas, incluindo noções básicas como leitura de código de barras e rotulagem RFID, robótica mais avançada e dispositivos vestíveis de realidade aumentada (AR) e outras soluções de missão crítica, como  sistemas de gerenciamento de transporte  (TMS),  ERP e logística.

 


Cinco benefícios de um sistema de gestão de armazéns


Um sistema de gerenciamento de armazém digital robusto é essencial para qualquer empresa com estoque disponível – e pode ajudar a economizar dinheiro e obter novas eficiências em muitas áreas. Os cinco principais benefícios de um sistema WMS são: 

 

Eficiência operacional aprimorada: os sistemas WMS automatizam e agilizam os processos de depósito, desde recebimentos de entrada até entregas de saída - para maior eficiência, operações mais suaves e capacidade de lidar com volumes maiores. Eles reduzem os erros na coleta e no envio de mercadorias e eliminam o trabalho duplicado e desnecessário. Um WMS também compartilha dados com ERP e sistemas de gerenciamento de transporte, oferecendo uma visão holística que se estende além do depósito e ajuda a agilizar a movimentação de mercadorias.

 

Desperdício e custos reduzidos: se você tiver estoque perecível ou com data restrita, o software WMS pode identificar quais itens precisam ser selecionados primeiro ou quais podem precisar de um impulso de vendas para minimizar o desperdício. Também pode ajudá-lo a determinar o uso mais eficaz do espaço do depósito, desde a colocação do estoque até os caminhos de viagem ideais. Alguns sistemas oferecem simulações avançadas para criar plantas baixas e colocar paletes, prateleiras e equipamentos nos melhores locais para operar com eficiência máxima e economizar tempo e dinheiro.

 

Visibilidade de estoque em tempo real: usando código de barras, etiquetagem RFID, sensores ou outros métodos de rastreamento de localização, um sistema WMS fornece uma visão em tempo real de seu estoque à medida que ele se move para o depósito, contorna-o e segue para o próximo local. Com essa visibilidade, você pode criar previsões de demanda mais precisas, executar uma estratégia de estoque just-in-time e melhorar a rastreabilidade – o que é especialmente importante no caso de um recall.

 

Gerenciamento de mão de obra aprimorado: um WMS pode ajudá-lo a prever as necessidades de mão de obra, criar programações, otimizar o tempo de deslocamento dentro de um depósito e atribuir a tarefa certa ao funcionário certo com base no nível de habilidade, proximidade e outros fatores. Um bom sistema WMS também pode ajudar a aumentar o moral dos funcionários, criando um ambiente mais descontraído, organizado e seguro, onde os trabalhadores sentem que seu tempo é valorizado e usado com sabedoria.

 

Melhores relacionamentos com clientes e fornecedores: com um WMS, os clientes desfrutam de melhor atendimento de pedidos, entregas mais rápidas e menos imprecisões – o que aumenta sua satisfação e lealdade e melhora a reputação de sua marca. Os fornecedores também podem experimentar tempos de espera reduzidos em cais de carga e docas, para melhorar as relações.

 

O que faz um sistema WMS?

 

Quaisquer atividades que fluam para dentro e para fora do armazém, e aquelas que se propagam para a cadeia de suprimentos estendida, podem ser melhoradas com um bom WMS – desde o recebimento e armazenamento até a separação, embalagem e expedição. Os principais recursos de um sistema de gerenciamento de armazém suportam essas atividades das seguintes maneiras.

 

Processo de recebimento e despacho

 

Um WMS pode ajudar as empresas a receber, processar e armazenar itens da maneira mais eficiente com base nas regras de negócios e no fluxo do depósito. Antes dos sistemas de gerenciamento de armazéns, papel e caneta eram usados ​​para receber itens e reconciliá-los com pedidos de compra e recebimentos físicos – e alguns armazéns menores ainda usam essa abordagem hoje. De fato, em uma pesquisa da Peerless Research de 2018, 87% dos entrevistados disseram que estavam manuseando materiais manualmente durante o processo de recebimento.

 

Um sistema WMS oferece suporte ao uso da tecnologia RFID e integração com faturamento e outros softwares para que os itens possam ser automaticamente recebidos, validados e reconciliados com pedidos de compra digitais com a leitura de um código de barras e com etiquetas impressas para facilitar o armazenamento e a recuperação.

 

Gestão de inventário

 

O software de gerenciamento de depósito fornece visibilidade em tempo real do estoque de uma organização em qualquer local, incluindo itens em trânsito e nas lojas. Ele fornece informações de rastreamento usando a tecnologia de identificação automática e captura de dados (AIDC), como códigos de barras ou RFID. E muitos sistemas oferecem suporte à contagem de ciclos e previsão de demanda usando análises avançadas e insights sobre o desempenho do produto e do fornecedor. Com esses insights, as empresas podem ajustar os níveis de estoque rapidamente para garantir que haja estoque suficiente para atender à demanda do cliente, seja na loja ou online.

 

O rastreamento preciso de estoque e outras práticas são essenciais para melhorar as taxas de pedidos – ou seja, pedidos que chegam completos, no prazo, sem danos e com uma fatura precisa. Eles também podem ajudar a alocar o estoque de acordo com fluxos de trabalho personalizados e lógica de separação para que o estoque possa ser movimentado mais rapidamente, tanto para dentro quanto para fora do depósito.

 

Separação, embalagem e atendimento de pedidos

 

O local mais citado para atividades de embalagem e atendimento é o depósito, de acordo com uma  pesquisa da Revista de Logística . E a ResearchGate  estima  que os custos relacionados à coleta de pedidos representam 55% do custo total de armazenamento. 

 

Os sistemas WMS podem ajudar a reduzir esses custos, orientando a maneira mais eficiente de armazenar, recuperar e embalar produtos. Eles também oferecem suporte a tecnologias de seleção que agilizam o processo, como radiofrequência (RF) com e sem verificação de varredura, tecnologia pick-to-light e pick-to-voice, robótica e algoritmos que podem ajudar a otimizar os caminhos de seleção. 

 

Algumas soluções de gerenciamento de armazém facilitam o atendimento de pedidos usando técnicas como separação de pedido único, separação em lote, separação por zona, cross-docking, separação por onda, “colocar” sob encomenda, sistemas de colocação na parede e muito mais – tudo ajudando a agilizar o pedido cumprimento. 



Envio


Muitos sistemas de depósito se integram ao software de gerenciamento de transporte e logística que permite inúmeras maneiras de agilizar o processo de atendimento – gerando conhecimentos de embarque, listas de embalagem e faturas para remessas automaticamente, por exemplo, além de enviar notificações automáticas de remessa. 

 

Com recursos de rastreamento em tempo real, as empresas podem acompanhar se os pacotes chegam no prazo e no destino correto. 

 

Vale a pena fazer isso direito. As melhores operações de armazém da categoria retiram a grande maioria das remessas da doca e as transportam para o destino no prazo. 



Gestão do trabalho


Obter informações sobre custos e produtividade relacionados à mão de obra pode ajudar os armazéns a executar operações mais enxutas e eficientes. Um WMS pode fornecer visibilidade em tempo real dos funcionários do armazém, custos de mão de obra, tempos de resposta, lacunas de produtividade, tendências a serem planejadas e muito mais – para que as empresas possam reagir de acordo.

 

Além de fornecer insights importantes, muitos sistemas também oferecem suporte à intercalação de tarefas com base em fatores como prioridade ou proximidade para ajudar a minimizar o tempo geral de deslocamento dos trabalhadores, bem como “deadhead” ou tempo perdido. Eles também podem ajudar no planejamento e programação, diretamente ou por meio da integração com outros sistemas.

 


Gestão de pátios e docas


Os recursos para gerenciamento de pátio e doca podem ajudar os motoristas de caminhão a encontrar rapidamente as docas de carregamento certas. O suporte para cross-docking, onde as mercadorias que chegam ao armazém são imediatamente colocadas em remessas de saída sem armazenamento intermediário, é ideal para produtos de mercearia frescos. O software ajuda com isso, verificando os escaneamentos recebidos em relação aos pedidos de vendas atuais e, em seguida, notificando o destinatário se as mercadorias devem ser colocadas em um local de cross-docking. 



Métricas e análises do armazém


Os dados em tempo real podem ser coletados automaticamente por meio de um WMS em vez de depender de métodos manuais de coleta de dados, eliminando erros de digitação e acelerando drasticamente o processo. Esses dados também podem ser integrados a análises para rastrear métricas importantes, como entrega pontual, precisão de estoque, custos de distribuição, taxa de preenchimento de pedido ou linha, tempo de ciclo do pedido e muito mais. O sistema pode então criar relatórios visuais que podem ser facilmente compartilhados com as partes interessadas e usados ​​para fazer ajustes. 



Sistemas de gestão de armazéns em ação


Os sistemas e ferramentas de gerenciamento de depósito são usados ​​em quase todos os setores, embora sejam mais usados ​​por grandes distribuidores, centros de atendimento de e-commerce e fornecedores terceirizados de logística (3PL) – geralmente com vários depósitos. Empresas farmacêuticas, de saúde e de armazenamento a frio também são usuários comuns. Frequentemente, as soluções WMS são integradas aos sistemas de transporte e logística para melhorar a transparência, eficiência e economia.

 

Veja como essas empresas usaram um sistema de gestão de armazéns e tecnologias modernas para maximizar a eficiência: 


  • A Freudenberg  unificou as operações de alto volume e aprimorou a precisão do estoque. 


  • A produtora de batata  Aviko  migrou três armazéns para uma nova tecnologia para suportar o crescimento futuro. 


  • A Bridgestone (vídeo abaixo) mantém o controle de suas operações de negócios com gerenciamento de armazém digital de ponta a ponta

 


Tipos de sistemas de gerenciamento de armazéns


Existem três tipos principais de software WMS: autônomo (no local e geralmente um sistema legado doméstico), baseado em nuvem e aplicativos integrados a ERP ou plataformas de gerenciamento da cadeia de suprimentos  (no local ou hospedados na nuvem). Cada tipo de WMS tem vantagens e desvantagens, e o melhor tipo varia de empresa para empresa: 


  • WMS autônomo:  Esses sistemas geralmente são implantados nas próprias instalações da empresa usando seu próprio hardware. Eles geralmente podem suportar maior personalização (embora possam ser caros) e a organização pode manter um controle mais rígido sobre seus dados e software. Embora o custo inicial do sistema seja substancialmente mais alto do que outras opções, uma vez que a empresa o possui, ela o possui. Ao mesmo tempo, as atualizações, manutenções e os custos a elas associados são de responsabilidade da organização. À medida que o WMS envelhece, torna-se cada vez mais difícil a integração com outras plataformas e a implementação de novas tecnologias. 


  • Cloud WMS: Os sistemas WMS baseados em nuvem podem ser implantados rapidamente com custos iniciais mais baixos. Fornecidos como software como serviço (SaaS), eles fornecem mais flexibilidade para suportar condições de mercado sazonais e outras mudanças - e são mais fáceis de escalar à medida que as empresas crescem. Por meio de atualizações regulares, o gerenciamento de armazéns na nuvem oferece um caminho mais rápido para a inovação. E outra pessoa assume o ônus de manter e atualizar o sistema. Os fornecedores de SaaS também investem muito dinheiro e experiência em medidas de segurança e fornecem recursos de recuperação de desastres. Os sistemas de gerenciamento de armazém em nuvem também podem ser mais facilmente integrados a outras soluções.


  • ERP integrado e WMS baseado em SCM:  Alguns sistemas de gerenciamento de armazéns são construídos como módulos ou aplicativos que se integram com ERP e plataformas de cadeia de suprimentos. A vantagem deles é que eles podem jogar melhor com outras soluções em áreas que se sobrepõem, como contabilidade e inteligência de negócios. Eles fornecem uma visão holística em toda a cadeia de negócios e logística para permitir a transparência de ponta a ponta e para que os processos de armazenamento e logística sejam orquestrados e executados em conjunto. Em última análise, esses recursos podem ser usados ​​para otimizar as operações e fornecer experiências de atendimento rápidas e ágeis. 



Tecnologia de armazenamento inteligente


Para atender às mudanças nos padrões, canais e expectativas de compra dos clientes – e para acompanhar a evolução dos mercados e as novas disrupções – as empresas precisam de tecnologias de armazenamento inteligentes, desde IA e aprendizado de máquina até robôs autônomos. 



Automação de armazém


As tecnologias de automação estão tendo um impacto significativo em armazéns e centros de distribuição. Fluxos de trabalho e processos de armazenamento que podem ser simplificados por meio da automação incluem coleta de dados, código de barras, digitalização, coleta e embalagem, remessa e rastreamento de estoque. Essa automação permite operar com muito mais eficiência e dimensionar para atender à demanda em constante mudança. Ele também reduz erros humanos, como digitar o endereço de entrega ou SKU errado.



Tecnologia de seleção de voz


O voice picking, também conhecido como armazenamento direcionado por voz e pick-by-voice, permite que os operadores executem tarefas e se comuniquem quando forem concluídas sem a necessidade de usar papel ou mãos e olhos. Os operadores usam um dispositivo de coleta de voz, geralmente um fone de ouvido de voz ou um terminal dedicado a voz, para receber instruções faladas do sistema WMS sobre onde e quando coletar os pedidos recebidos. Os trabalhadores podem usar a linguagem cotidiana para enviar atualizações em tempo real ao sistema de armazenamento, inclusive quando os lotes são concluídos. 



Dispositivos móveis 


Os funcionários de depósitos da linha de frente dependem de dispositivos móveis para realizar seus trabalhos com mais eficiência. Na  pesquisa Warehouse DC Equipment de 2020, 73% dos participantes usavam smartphones e tablets, 55% leitores de código de barras e 18% tecnologia GPS (com 28% planejando implantar GPS nos próximos 12 meses). Um WMS que possa oferecer suporte à integração com essas tecnologias é fundamental. 



IA e internet das coisas (IoT) na gestão de armazéns


A inteligência artificial e a IoT estão sendo cada vez mais incorporadas às operações de depósito. Eles prometem ajudar as empresas a responder dinamicamente às condições de armazenamento que mudam rapidamente, em vez de seguir regras predefinidas. Os sensores de IoT fornecem os dados e a IA pode analisá-los e fazer previsões avançadas que não eram possíveis anteriormente. As duas tecnologias trabalham lado a lado para ajudar as empresas a mudar para um modelo de armazenamento orientado pela demanda.

 

Os dados da IoT fluem para o WMS a partir de vários locais, incluindo equipamentos de manuseio de materiais, como transportadores, smartphones e dispositivos portáteis, sinalizadores de rádio passivos, RFID e muito mais. Os sistemas de IA pegam esses dados e os transformam em insights utilizáveis, como tendências, modelos preditivos e outros algoritmos que ajudam as empresas a tomar decisões importantes com base nas condições atuais. Essas tecnologias podem ser colocadas em funcionamento para ajudar a gerenciar o roteamento e a movimentação de mão de obra, pedidos em lote, estoque de slots dinamicamente e muito mais. 



Robôs de armazém


Os robôs que operam em armazéns dependem da IA ​​e do aprendizado de máquina para tomar decisões com base nas informações do ambiente. E usando uma combinação de sensores de vídeo, áudio, térmicos e hápticos, os robôs podem medir a temperatura ambiente e até perceber o toque. Se a integração for suportada, o software WMS direciona suas atividades. 

 

Atualmente, há uma variedade de robôs usados ​​em centros de distribuição e armazéns que podem aumentar algumas tarefas da força de trabalho e automatizar outras.   

 

Veículos guiados automaticamente (AGVs), por exemplo, usam um trilho ou tarja magnética para transportar o estoque pelo depósito, enquanto os robôs móveis autônomos (AMRs) contam com sensores, computadores e mapas integrados para navegar pelo depósito e redirecionar quando necessário. Os AMRs podem identificar informações nos pacotes para auxiliar na classificação e nas verificações de estoque. Os drones aéreos são equipados com sensores ópticos e usam tecnologias de aprendizado profundo para digitalizar itens em locais altos e perigosos rapidamente e fazer o upload das contagens mais recentes para o sistema WMS, desde que o sistema possa suportar a integração. E os sistemas automatizados de armazenamento e recuperação (AS/RS) podem armazenar e recuperar itens auxiliados por software que direciona suas operações. Estes podem assumir a forma de lançadeiras, guindastes ou até robôs escaladores.

 

Há muitas vantagens em usar robôs no depósito, sendo a mais óbvia a maior velocidade das operações. Mas a segurança e o moral do trabalhador também podem melhorar à medida que trabalhos perigosos e mundanos são substituídos por tarefas mais estratégicas.   



Aplicativos de realidade aumentada e virtual 


A tecnologia de realidade aumentada (AR) envolve o uso de uma câmera para capturar um ambiente real, como um corredor em um armazém e, em seguida, sobrepõe instruções ou informações sobre esse ambiente – em um dispositivo móvel. Os óculos inteligentes AR, por exemplo, permitem que os operadores realizem tarefas sem usar as mãos. Esses aplicativos podem mapear rotas, mostrar onde as lixeiras estão localizadas e muito mais. As tecnologias de realidade virtual (VR) também estão sendo usadas para tudo, desde o treinamento de operadores de empilhadeiras até tornar as rotas de entrega mais seguras. 


 

Artigo escrito pelo time da SAP e traduzido pela equipe da LIT Solutions.


Fonte

A Abordagem Holística da LIT Solutions: Diferenciação no Mercado de Logística com Implementações SAP
Por Marketing LIT 24 de outubro de 2024
Descubra como a abordagem holística da LIT Solutions, combinando pessoas, processos, SAP e automação, transforma operações logísticas.
Implementar Sistemas ou Transformar Operações? O Modelo LIT em Projetos SAP
Por Marketing LIT 8 de outubro de 2024
No mundo corporativo atual, a implementação de sistemas SAP é uma prática comum entre empresas que buscam otimizar seus processos e manter-se competitivas. No entanto, há uma distinção na abordagem entre implementar um sistema versus transformar operações.
Qual a Versão Ideal do SAP EWM para Seu Negócio? EWM Básico ou Avançado?
Por Marketing LIT 3 de outubro de 2024
Descubra qual versão do SAP EWM é ideal para seu armazém. Saiba as diferenças entre EWM Básico e Avançado e como a LIT Solutions pode transformar suas operações logísticas.
Artigos anteriores
Share by: