Uma dúvida frequente que tem sido pauta nos corredores onde é utilizado o SAP ECC é: como fica o LES-TRA com a migração do SAP ECC para S/4 Hana?
A dúvida deve-se ao anúncio da SAP, no ano de 2014, que o LES-TRA não está entre as preocupações da nova arquitetura S/4 Hana e, segundo a própria, a previsão de encerrar o ciclo desse módulo é em 2030.
O que explica o motivo pelo qual leva a SAP a descontinuar esse módulo está relacionado à nova tecnologia aplicada no ERP S/4 HANA, que lança mão do poder computacional in-memory para processar grandes volumes de dados, o que habilita o software corporativo para tecnologias avançadas como maching learning e big data.
Tendo essa base tecnológica e priorizando harmonizar e simplificar os processos comuns, a meta da SAP era ter um aplicativo para recursos semelhantes, deixando de ter a execução de frete no LES-TRA; e por meio de novos recursos, a SAP otimiza o SAP S/4HANA Supply Chain para cobrir também todos os processos de transporte. Para saber mais sobre os aplicativos que compõem o gerenciamento da cadeia de suprimentos da SAP, vide o artigo da LIT: Soluções de Gerenciamento de Logística da Cadeia de Suprimentos da SAP (litsolutions.com.br)
Importante dizer que não trata-se de substituir um módulo por uma nova solução. O TMS da SAP é uma solução que foi lançada em 1987, a princípio incorporada ao ECC que por motivo de performance foi separada do ERP, mas com o Hana a solução foi novamente incorporada. O LES-TRA é o módulo do SAP ECC para gestão de transporte voltada para o cenário do embarcador, para quem compra frete, enquanto o TMS é uma solução capaz de gerir toda a cadeia do transporte, seja embarcador, transportador ou operador logístico.
Portanto, no caso do módulo LES-TRA, não se trata de uma migração de versão, mas, para as empresas que utilizam esse módulo, trata-se de uma implementação do TM, e para isso a SAP oferece duas opções, o TMS imbedded/incorporado ao ERP s/4 Hana, e a opção de implementar essa ferramenta isolada, sidecar, este último ainda nos modelos on-premise, cloud private ou public.
Compreendido o futuro do LES-TRA, é hora de implementar/configurar o TMS. Inicialmente, no entanto, é preciso definir qual a arquitetura adotar, assim como a licença a ser utilizada, uma vez que a cadeia de suprimentos para a gestão de transporte abrange várias funcionalidades, motivo pelo qual a SAP disponibiliza dois tipos de licenças, a básica e avançada.
Como dito o TMS da SAP está incorporado no S/4 Hana, conhecido como imbedded, ou pode ser instalado para ser executado em paralelo ao ERP, modelo conhecido como standalone ou sidecar. Na opção sidecar ainda é possível fazer opção entre on-premise, cloud private ou public.
A definição sobre qual modelo utilizar depende de diferentes fatores de diferentes naturezas relacionados às empresas. Independente disso, as opções disponíveis de implementação para o TMS oferecidas pela SAP viabilizam distintos cenários de projetos.
Talvez a mais encontrada dessas opções seja a necessidade de implementar o TMS antes da migração do ERP para o S/4 Hana. Dada a possiblidade de implementar em paralelo à solução e tendo o TMS facilitadores para a integração com ERP`s, é possível fazê-lo integrado ao ERP, sem a dependência do projeto de migração do ERP. Este é apenas um exemplo, e como dito, a arquitetura depende de muitas variáveis internas das empresas, mas para tal a SAP consegue atender diferentes escopos em diferentes momentos das empresas, ainda que seja conhecida a necessidade de migração dos sistemas para o S/4 Hana, sem comprometer a implementação do TMS.
A resposta sobre qual licença optar está na operação, dependerá de quais processos e atividades pretendem-se realizar na ferramenta.
A cadeia de suprimentos para gestão de transporte:
A abrangência do ciclo de gestão de transporte do TMS da SAP é ampla, tornando-se importante conhecer a real necessidade no negócio para fazer a melhor opção da licença para a ferramenta.
A evolução das soluções SAP tem sido crucial na manutenção do posicionamento da empresa como líder de mercado no segmento de software para aplicativos empresariais. Essa evolução exige melhorias contínuas nas soluções e podem adotar diferentes, levando a incorporação das funcionalidades do LES-TRA pelo TMS e priorizando harmonizar e simplificar os processos comuns no sistema. O principal motivo desta ação: construir soluções capazes de amparar as mudanças de negócio diante de um mercado em transformação, e também estar habilitada para novas tecnologias. É uma evolução necessária, assim como os projetos de migração para o S/4 Hana. Já no que tange aos projetos: as discussões, levantamentos, planejamentos e os recursos tanto técnicos como humanos levarão esta crescente evolutiva ao seu potencial da melhor forma possível.