Por anos a logística supre as necessidades das pessoas, fornecendo serviços com cada vez mais qualidade e eficiência. Atender a um pedido torna as empresas um “gênio da lâmpada” para o grande público, e mais do que isso, supre e molda a vida dos consumidores diariamente, seja através de alimentos, suprimentos básicos e até mesmo por meio das últimas tecnologias do mercado. Para tal, desde sempre a logística busca minimizar os erros internos de seus processos, a fim de que se ofereça constantemente um serviço competitivo e que satisfaça o público e a indústria. Visando esse objetivo, o processo de inventário foi uma solução desenvolvida capaz de minimizar os erros em relação a pedidos.
Para que haja um serviço de qualidade, uma empresa precisa ser capaz de garantir a entrega do produto que está ofertando, considerando a sua busca e o quanto o seu estoque é capaz de oferecer. Para um controle adequado dessas variáveis, muitas ferramentas são usadas, como por exemplo o MRP e do MRP II, que cuidam para que o estoque esteja sempre em rotação eficiente, evitando compras desnecessárias ou a falta de produtos em épocas de alta procura.
E quando um estoque sofre com avarias e com perdas? E se um sistema mostra ao consumidor mais do que a empresa pode oferecer? E se um pedido é feito e a empresa não consegue atendê-lo? Para todos esses casos, avaliações de robustez e satisfação do cliente diante do serviço ofertado, assim como a de eficácia da operação, caem drasticamente, desvalorizando a empresa e fazendo com que a busca pelo seu serviço diminua por parte dos seus consumidores.
A importância de possuir um MRP ativo é a mesma de possuir um processo de inventário ativo. Conhecer as suas perdas é um modo eficaz de gerar tratativas ao erro, e mesmo que o MRP seja capaz de gerenciar as demandas de produtos e realizar um controle de estoque, é o processo de inventário que vai evidenciar diferenças entre o saldo contábil e o estoque físico.
Para reduzir esses impactos, o processo de inventário surge como uma opção para cuidar das quantidades de materiais e das suas localizações. Através de técnicas avançadas de controle são realizados diversos processos entre contagens e aprovações, em que todos os materiais são contabilizados, eventualmente por mais de uma vez, para que depois a quantidade real verificada possa ser inserida de volta ao sistema, corrigindo inclusive o valor anterior, caso ele estivesse errado. Em uma operação bem edificada, o processo de inventário pode ser realizado de uma só vez para todo o estoque, o que é conhecido como inventário geral ou periódico, ou de maneira periódica tratando os materiais um a um durante um período de tempo maior com intervalos menores para os materiais.
Para realizar esses processos citados, a ajuda da tecnologia é mais que bem-vinda. Com o auxílio de leitores de código de Barras ou leitores RFID alinhados a um sistema de gerenciamento eficiente, os processos se tornam ainda mais simples, já que há uma facilidade na inserção de dados, além de um monitoramento e acompanhamento maior dos mesmos processos sendo realizados. Além da tecnologia, é importante que a equipe que vá realizar o inventário esteja ciente e bem treinada de como executar a tarefa. Com isso, o processo que duraria extensos períodos pode ser realizado em menor tempo, e a empresa, que sofreria com os problemas de um estoque desbalanceado e mal contabilizado, tem agora o cenário real do que pode ofertar aos seus consumidores e o que deve adquirir para suprir baixas.
Realizar o inventário de estoque dos materiais é uma das práticas mais importantes para a companhia manter controle sobre tudo o que tem estocado, até mesmo para evitar problemas com autoridades fiscais, visto que as inconsistências entre o saldo sistêmico e o estoque físico podem gerar multas e serem vistas como tentativas de fraude. Em uma avaliação de maneira geral, independentemente do tamanho ou ramo de atuação de uma empresa, o processo de inventário de estoque é essencial para uma gestão otimizada e eficiente, superando falhas humanas e erros sistêmicos, elevando o valor e a qualidade do serviço ofertado, a fim de trazer cada vez mais consumidores e estabelecer relações mais duradouras com fornecedores e clientes.