A logística é uma das etapas que acontece dentro da cadeia de suprimento. Ela se refere à movimentação física de produtos e tem como foco o prazo de entrega. Seus objetivos são a redução de custo e a implementação do modelo de distribuição de produtos e de centro de distribuição just-in-time.
Todas as etapas da logística são impactadas pela
gestão da supply chain, elas podem ser consideradas atividades complementares. Enquanto a logística controla todos os processos de
distribuição internos e externos, a cadeia de suprimentos monitora esses processos, inclusive a gestão de todo o ciclo. Portanto, a relação entre logística e supply chain é fundamental para os resultados positivos da empresa.
A logística integrada é a união desses dois conceitos, logística e supply chain. Ela é responsável por gerenciar a logística por setor, para que se tenha uma visão mais ampla de todo o processo dentro da indústria/empresa. O uso de
sistema inteligente (WMS) que controla o fluxo logístico da empresa ajuda a facilitar esse gerenciamento e integração, além de promover otimização de processos, redução de custos, boa relação com fornecedores e clientes.”