Aqui está uma definição realmente básica de gestão da cadeia de suprimentos: é tudo o que acontece nos bastidores para entregar um produto a um cliente. A compra e o pedido. Fabricação. Transporte. Gerenciamento de estoque - e muito mais. O processo começa ouvindo o mercado para descobrir o que os clientes desejam - e quando e quanto. A jornada então avança por todas as etapas, desde o abastecimento até a produção e a logística. Para que esse processo incrivelmente complexo seja o mais eficiente possível, cada parceiro - ou “elo” - da cadeia deve estar integrado em um sistema altamente coordenado e responsivo.
Em 2020, o mundo inteiro acordou para a importância crítica das cadeias de suprimentos. Quando os suprimentos não chegaram - ou quando os fabricantes não conseguiram obter materiais essenciais - tanto as empresas quanto os consumidores compreenderam o valor das cadeias de suprimentos que são resilientes e escaláveis.
Empresas em todos os lugares agora estão observando mais de perto suas cadeias de suprimentos e as tecnologias que as administram - e se perguntando o que podem fazer para preparar seus negócios para o futuro.
Olhe a sua volta. Basicamente, nada em sua casa ou local de trabalho estaria lá sem as cadeias de suprimentos. Centenas de milhões de empregos em todo o mundo estão vinculados a essas atividades. De bens de consumo baratos a equipamentos cirúrgicos e recursos vitais, tudo passa por uma cadeia de suprimentos. No entanto, apesar de o SCM estar no centro das economias globais, muitas empresas ainda estão executando suas cadeias de suprimentos com os mesmos processos e máquinas que usam há 50 anos.
Práticas aprimoradas de SCM podem transformar negócios. As empresas podem se tornar mais competitivas, minimizando o desperdício e o excedente, enquanto reduzem os custos e aumentam a eficiência. Elas podem aumentar a fidelidade do cliente, oferecendo uma logística personalizada que atenda às preferências individuais. E eles podem automatizar seus processos para serem mais rápidos, inteligentes e produtivos.
Nas últimas décadas, cadeias de suprimentos globais foram criadas para aproveitar os salários mais baixos e as matérias-primas mais baratas encontradas em alguns países. Agora, o mundo mudou de muitas maneiras importantes. As políticas comerciais e tarifárias estão mudando, muitas vezes de forma imprevisível. Os futuros políticos são incertos. Os clientes desejam estar mais bem informados sobre a procedência e a sustentabilidade de seus produtos, desde as matérias-primas até a embalagem e os combustíveis usados para levar o caminhão de entrega até a porta de sua casa. Felizmente, a tecnologia também está mudando.
As cadeias de suprimentos modernas usam o Big Data gerado em todos os elos da cadeia para otimizar a produção e a manufatura - e, ao mesmo tempo, estão desenvolvendo soluções de cadeia de suprimentos mais “à medida”.
Por muitas décadas, o envolvimento do cliente na cadeia de suprimentos estava só no seu final. De onde vinham os produtos, de que eram feitos e como chegavam à loja não eram assuntos de muita consideração. Hoje, a transparência e a sustentabilidade da cadeia de suprimentos são uma preocupação vital para os consumidores. Assim como a capacidade de ter controle total sobre como e onde comprar e as opções que esperam ter ao longo da jornada de atendimento.
Para crescer e competir no mercado de hoje, o software SCM moderno deve ser capaz de reunir e interpretar todos os dados gerados e capturados em toda a cadeia de suprimentos. Novas tecnologias são necessárias para aproveitar totalmente esses dados - transformando-os em insights em tempo real e usando-os para automatizar processos e fluxos de trabalho de SCM de uma forma realmente inteligente e ágil. Embora não possamos prever o futuro, podemos ter certeza de que haverá mudanças econômicas, eventos inesperados e demandas de clientes em rápida evolução. Com o uso de sistemas de SCM orientados por dados e tecnologia, podemos transformar a gestão da cadeia de suprimentos e construir o novo tipo de cadeia de suprimentos responsiva de que precisamos para nos acompanhar na década de 2020 e além.
Existem muitas tecnologias novas e emergentes que impulsionam a transformação da cadeia de suprimentos digital. A inteligência artificial (AI) e o machine learning (ML) estão cada vez mais sendo usados na gestão da cadeia de suprimentos - assim como a Internet das coisas (IoT), sistemas e armazenagem na nuvem, análise preditiva, equipamentos autônomos como robôs e drones, impressão 3D, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), e blockchain. Juntas, essas tecnologias estão alimentando a Quarta Revolução Industrial - ou Indústria 4.0 - e é para aí que a gestão da cadeia de suprimentos está indo.
Em 2019, ninguém poderia imaginar a onda de caos e disrupção que estava vindo em nossa direção para 2020. Nós não poderíamos saber - mas certamente poderíamos estar mais bem preparados. As empresas em todo o mundo receberam um alerta da COVID-19 que as fez despertar sobre o quão vulneráveis e antiquados eram alguns de seus processos da cadeia de suprimentos. As empresas que incorporam inteligência artificial, machine learning e análise preditiva em seus sistemas SCM aumentam a sua resiliência e podem tomar decisões inteligentes, adaptando-se rapidamente quando o inesperado acontece.
A vastidão dos seus armazéns e a rede de atendimento da Amazon permitiu-lhes oferecer remessas no dia seguinte e no mesmo dia - e agora os clientes exigem as mesmas velocidades de entrega de todos os varejistas online. O Efeito Amazon está tendo um grande impacto no SCM e a reestruturação necessária para atender a essas expectativas é extensa e vai de redes de distribuição mais amplas à entrega terceirizada.
A incorporação de práticas verdes na gestão da cadeia de suprimentos pode transformar tudo, desde o design de produtos e fornecimento de materiais até a fabricação, logística, entrega e até mesmo o que é feito com produtos e equipamentos no final da vida útil. As cadeias de suprimentos circulares buscam não apenas reciclar, mas também reaproveitar coisas como plásticos e componentes eletrônicos em produtos descartados.
A partir de 2020, os clientes ficaram mais atentos do que nunca à economia global e motivados a dar seus negócios a empresas cujas práticas e políticas da cadeia de suprimentos são reconhecidamente éticas. Tecnologias como blockchain e sensores de rastreamento estão sendo usadas para criar transparência e sustentabilidade na cadeia de suprimentos. Do abastecimento ético das matérias-primas e da mão de obra usada na produção até o combustível no caminhão de entrega - os clientes podem ver a proveniência e a origem de cada elo da moderna cadeia de suprimentos.
As expectativas em relação às compras omnichannel estão se tornando cada vez mais complexas. Além de simplesmente oferecer uma loja online, as empresas devem oferecer experiências de compras que mudem perfeitamente do virtual para o físico e vice-versa. Desde como pagam até onde fazem o pedido, como recebem seus produtos e como são informados ao longo do caminho - os clientes desejam ser capazes de personalizar sua própria combinação de opções de compras e atendimento. Os melhores sistemas SCM integram atendimento ao cliente e opções de compras em todos os pontos de contato com o cliente.
Os últimos anos testemunharam extrema imprevisibilidade em novas tarifas e políticas comerciais. As empresas que antes dependiam quase totalmente de fornecedores e fabricantes estrangeiros estão se sentindo vulneráveis e procurando opções mais seguras perto de casa. As soluções de IoT e de manufatura por demanda, como a impressão 3D, estão tornando os inventários virtuais e as soluções de manufatura domésticas uma opção cada vez mais realista.
Fonte: insights.sap.com
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