Inteligência Logística

Jorge Felipe - Analista de suporte • May 6, 2021

O que é inteligência logística?

Antes de entrarmos diretamente no assunto, é necessário entender que inteligência logística é algo imprescindível para se tornar competitivo no mercado atual. No caminhar dos constantes avanços em tecnologias e processos, não podemos deixar de fora dos nossos projetos logísticos algo de tamanha importância.


A inteligência logística consiste em pontos, como:



Ligando esses pontos, é possível ter uma visão robusta das atividades. Isso traz clareza para tomada de decisões mais ágeis e menos sujeitas a erros, com foco total nas necessidades do cliente e da empresa.


Quando analisamos os pontos citados acima, verificamos que o objetivo em GANHAR TEMPO está implícito em todos eles. Como já sabemos, tempo é dinheiro e dentro da logística isso não é diferente. 

Objetivos

Com a organização e automatização de processos, a inteligência logística traz redução de tempo, o que automaticamente gera redução de custos. Ou seja, O FOCO DO CLIENTE ATINGIDO COM CUSTOS REDUZIDOS!


Segue abaixo alguns pontos que colaboram para isso:

Equipe multifuncional:

A inteligência logística precisa contar com uma equipe de profissionais com alto nível de proatividade, sendo capazes de colaborar tanto no desenvolvimento de inovações operacionais quanto na execução dessas inovações.

Logística enxuta:

Tem como objetivo eliminar desperdícios operacionais, visando a eliminação de atividades que não agregam valor aos produtos e também a operação.

Mapeamento de processos:

Dentro do objetivo de redução de custos, o mapeamento de processos entra como peça fundamental. O mapeamento traz clareza sobre os fluxos operacionais e suas possíveis falhas. As melhorias nos fluxos de processos afetam diretamente na otimização e ganho de tempo operacional.

Redução de pequenos custos através da sustentabilidade:

A inteligência logística também está ligada a sustentabilidade como ferramenta para diminuição de custos. Por exemplo:


  • Reaproveitar folhas com informações não importantes para rascunhos ou anotações.
  • Desligar luzes e computadores no final do período de trabalho.
  • Reduzir consumo de copos descartáveis.
  • Desenvolver um processo de devolução que permita o tratamento e o reaproveitamento de parte dos materiais (Ex: Frascos, tampas de plástico, parafusos ...) 

Indicadores de desempenho:

Dashboards são ferramentas de extrema importância para o desempenho da operação. Através deles o gestor consegue acompanhar e identificar de forma detalhada:


  • Pontos de gargalo.
  • Tempo de processos.
  • Atividades dispensáveis.
  • Desempenho individual e coletivo.
  • Esforços X resultados.
  • Clareza operacional.

Foco nos resultados:

Para ter foco nos resultados, é preciso entender as necessidades do cliente a fim de criar a melhor estratégia utilizando a inteligência logística, investindo em capacitação de pessoal, planejamento com custos operacionais e investimento em tecnologias.



De forma estratégica, o foco nos resultados deve se tornar um tipo de conduta operacional em que todos os colaboradores se sintam engajados a atingir os objetivos propostos com eficiência, clareza e agilidade. Isso faz com que a operação esteja em constante evolução, atingindo esses objetivos de forma cada vez mais eficiente com a diminuição de falhas e o ganho de tempo.

Conclusão

Imagine um depósito com: Logística Lean, mapeamento de processos, Dashboards com indicadores (KPIs) de alto impacto operacional, equipe multifuncional, foco nos resultados... Imaginou? Isso tudo não existe sem a INTELIGÊNCIA LOGÍSTICA!


A inteligência logística traz direcionamento para toda a operação. Com isso todos se tornam mais organizados e objetivos. Os valores da empresa passam a fazer parte dos objetivos de cada funcionário, colaborando assim com o relacionamento entre clientes e o consumidor final.


Sendo assim, já é nítido tanto para o cliente quanto para a consultoria que, se manter firme e competitivo no mercado atual não é possível nadando na contramão do que foi apresentado nesse breve artigo, pois atualmente, ter apenas um bom relacionamento com o cliente já não é suficiente quando olhamos para todas as ferramentas e possibilidades de inovações que nos rodeiam todos os dias.


Encerro aqui, com uma bela frase do professor do MIT, Thomas Malone, que exemplifica muito do que acabamos de ler:


“A inteligência de negócios não se trata apenas de passar mais e melhores informações a linha de frente (gestores e equipe), trata-se de dar-lhes poder para agir com base nas informações. ”


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